segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Reviver a moda em cabelos

Depois de um século inteiro a reciclar a moda do século XX, está na hora de assumirmos corajosamente reviver modas mais antigas. Em vez de recuperarmos mais uma vez as calças à boca de sino dos anos 70, as saias evasé dos anos 50 ou as cinturas descaídas dos anos 30, proponho que pugnemos por uma moda verdadeiramente revivalista.
Comecemos pelo regresso a uma merecida atenção prestada aos cabelos e à arte de os acondicionar.
No século XV, como nos anteriores, uma autêntica senhora não mostrava os cabelos. Poderoso atributo erótico, devem manter-se escondidos ou domados sob toucas e toucados, nos quais se exprime o status e a personalidade de quem os usa. Lamentavelmente, os nossos estilistas têm descurado este importante adereço.
Eis um modelo simples e discreto, que poderíamos usar numa ocasião formal onde não ficasse bem dar demasiado nas vistas, por exemplo num almoço de convívio com a família do namorado. Assim fez a Infanta D.Leonor, filha de D.Duarte, quando foi pela primeira vez ao encontro (1451) do seu esposo, o Imperador Frederico III da Alemanha, com o qual já tinha casado por procuração, em Lisboa:


Para uma festa mais extravagante, por exemplo uma nocturna ida ao Lux, poderíamos colher muito boa inspiração neste magnífico toucado de Isabel de Portugal, Duquesa da Borgonha, esposa de Filipe o Bom, com o qual casou em 1430:


Pessoalmente, confesso que prefiro este modelo sóbrio e requintado da sua neta, Maria de Valois, que teve fama de ser mulher de personalidade forte e determinada. Fácil de combinar com um tailleur de corte executivo, é o mais adequado para reuniões profissionais movimentadas e dinâmicas:


Numa tarde de Verão, passada entre amigos, esta touca de Isabel a Católica, rainha de Castela, possui leveza e sensualidade. As tranças, ao mesmo tempo que sugerem sedução, permitem encarar com confiança o vento de uma esplanada sobre as praias da Linha:

Para as mais ousadas e temerárias, aqui fica a sugestão da filha, Joana, a Louca, de Castela. O cognome veio-lhe do indecoroso costume de se apresentar em cabelos, por isso este interessante e arrojado penteado deve guardar-se para aquelas noites especiais, de encontros íntimos:

Por fim, uma touca em pedras preciosas, ajustando os cabelos bem penteados da Princesa Santa Joana, que morreu em Aveiro em 1490, sublinhará em qualquer olhar feminino um certo tom de mistério que deixará fascinado o sexo oposto num primeiro encontro: